Trional
 

Ensaio de Guarda Corpos

Ensaios de guarda corpos demonstram a qualidade do material aplicado no empreendimento.
Por: Marcelo da Costa Teixeira | Desempenho Estrutural


Ensaio de Guarda Corpos

A norma ABNT NBR 14718:2019 estabelece os requisitos mínimos de segurança para guarda-corpos de edificações, sejam elas residenciais, comerciais ou industriais.

Essa norma tem como objetivo garantir a proteção das pessoas contra quedas em locais elevados, como escadas, rampas, sacadas, varandas, entre outros.

De acordo com a norma, os guarda-corpos devem ser projetados e construídos de forma a suportar as cargas a que estão sujeitos, além de serem firmes e estáveis, eles devem ter uma altura mínima de 1,10m medida a partir do piso acabado, e não podem ter vãos que permitam a passagem de um gabarito prismático.

Os ensaios devem ser realizados por laboratórios especializados, que possuem equipamentos e técnicas adequadas para realizar os testes de forma segura e confiável.

Os resultados dos ensaios são documentados em relatórios técnicos, utilizados para comprovar a conformidade do guarda corpo com as normas técnicas aplicáveis. 

Além disso, o ensaio de guarda corpo também é importante para verificar se a estrutura está de acordo com as normas técnicas e de segurança.

As normas estabelecem requisitos mínimos para a construção e instalação de guarda corpos, caso o guarda corpo não atenda aos requisitos mínimos de resistência e segurança, é necessário realizar ajustes ou substituí-lo por uma estrutura adequada, isso é fundamental para evitar acidentes e garantir a segurança das pessoas que utilizam o local.

Não se pode esquecer que a manutenção adequada após a entrega do guarda corpo e início de sua utilização e vida é de fundamental importância para que se mantenha a segurança durante toda a sua vida útil prevista.

 

Ensaio de Guarda Corpo, NBR 14718:2019, Laboratório de Ensaio de Guarda Corpo,

Voltar